domingo, 31 de julho de 2011

Criatividade para encantar

A internet nos possibilita ir muito mais longe do que já fomos e estar com muito mais pessoas do que já estivemos, tendo todos os tipos de experiências virtuais possíveis, dependendo apenas de um clique. Porém, talvez um dos maiores desafios para as empresas e profissionais esteja em conciliar o virtual com o real, oferecer conteúdos relevantes e criar relacionamentos que tenham continuidade “no mundo lá fora”, usando as ferramentas de mídias sociais para esta interação.

Mas com planejamento, criatividade e dedicação pode ser possível. Um exemplo disso aconteceu no último dia 21, semana do Dia do Amigo, quando recebi no trabalho um presente inusitado da Alessandra Passini Sander, arquiteta por formação, mas chef e blogueira por um destes impulsos que o destino nos dá. Ela criou o  blog Pilotando um Fogão (http://www.pilotandoumfogao.wordpress.com/), com mais de 13.000 visitas, onde coloca quase que diariamente uma receita nova, provada e aprovada por ela e pelo marido (ou maridex, como ela costuma se referir ao feliz ajudante que certamente não reclama de ter que saborear as receitas para dar o veredito).

O regalo consistia em o um pote de vidro, bem enfeitado e com vários ingredientes em camadas, com a logomarca do seu blog. Foi uma surpresa muito bacana e achei bem criativa a combinação dos ingredientes (farinha, aveia, m&ms, gotas de chocolate, nozes, dentre outros). No começo não entendi, mas decidi que o mimo ficaria bem na bancada da cozinha. Porém, virando o pote, encontrei a seguinte frase: “Amigos especiais merecem uma lembrança especial. Vejam no blog como fazer para transformar esses ingredientes”.





Simplesmente genial! Um presente, onde pessoas que seguem o blog, poderiam colocar a mão na massa e completar a “obra-prima”, que agora estaria sendo concluída à 4, 6, 8 mãos... ou seja, transformando o virtual em real e fazendo diferença na vida das pessoas. A minha tarde de domingo, posterior a esta surpresa, foi muito agradável, pois minha mulher e eu colocamos a receita em prática e trouxemos “vida” aos cookies. Por sinal, vida curta, já que foram rapidamente degustados e aprovados pela família. Lamentavelmente, não pelos amigos, pois para isso teriam que ter sobrado, fato que não aconteceu.


Este episódio me trouxe algumas reflexões em relação ao relacionamento das empresas com seus clientes. Será que estamos realmente preparados para nos comunicar, reconhecer e valorizar nossos clientes e fazê-los ter experiências inesquecíveis com nossa marca, nossos produtos e serviços a ponto de tornarem-se fãs de nossa empresa?  Quantas vezes felicitamos pelo aniversário ou data de fundação (no casos de clientes corporativos), enviamos informações relevantes ao negócio do cliente ou ligamos para outro motivo que não vender alguma coisa?

Há bem pouco tempo atrás um cliente satisfeito divulgava o fato para uns 5 amigos, conhecidos ou familiares. Insatisfeito, relatava para em média 15 pessoas. Hoje, com as mídias sociais, essa regra deixou de existir e a insatisfação pode alcançar milhares de pessoas na rede. Estamos cheios de exemplos atuais sobre isso. A notícia boa é que a experiência positiva e o encantamento faz com que os fãs também a compartilhem com toda a sua rede de relacionamento. Virtual ou real. Afinal, cada vez mais estes dois universos se aproximam, se misturam e se confundem.

Quantos clientes não estão por aí prontos para serem surpreendidos, encantados e loucos para dizer para todo mundo como o seu atendimento é diferenciado? Talvez ele só espere uma experiência e uma oportunidade para isso.





Nos próximos posts, pretendo navegar um pouco mais por este tema.
Até lá.

Um comentário:

  1. Excelente post meu amigo!

    Podemos utilizar a figura de um casamento para ilustrar o relacionamento com amigo e cliente neste contexto. Em hipótese alguma pode ser esquecido,esta sempre de braços abertos,ambos precisam um do outro,pois crescem juntos e aprendem juntos.Precisam discutir o relacionamento quando as coisas não vão bem e quando tudo esta certo,é preciso encantar(agradar) o outro para demonstrar que ele é especial e muito importante.
    A fidelidade é consequência de um saudável relacionamento com transparência e confiança.

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